28 de jul. de 2012

Anima Mundi - parte 2

Ontem (sexta-feira) não pude ir para o Master Class de manhã pois estava dando aula na Alpha Channel, porém, assim que acabaram as aulas, peguei o metrô e fui para o Memorial para ver as sessões de curtas.

Não estava tão cheio como de costume nos finais de semana (ainda bem), mas, por precaução, comprei os ingressos antes. Resolvi fazer uma mescla de sessões: Panorama, Infantil e Curtas; normalmente eu prefiro ver as sessões de Panoramas pois acho os vídeos mais interessantes. Nessa sessão de panoramas percebi que a grande maioria dos curtas tinham uma fórmula meio padrão: filtro sujeira, narrativa não-linear e áudio bastante ruidoso, dando mais ênfase a sons de ambiente do que trilha sonora.

Na sessão de Infantil, devo confessar que normalmente não acho tão interessante, me decepcionou um pouco um curta do NFB (O Verão de Bonifácio) porque achei-o basante simples se comparado com todos os outros materiais que eles produzem que normalmente são bastante densos e, ao mesmo tempo, cativantes. Um curta me chamou bastante atenção, Agora você já sabe, além de ser feito com uma técnica 3D sensacional (modelagem, animação, iluminação... perfeitos), a história é muito bem amarrada e, apesar de infantil, não é de forma alguma superficial.

Gostei bastante de alguns curtas, e a minha lista para essa sexta feira acabou por, em ordem de preferência:
- Une Petite Histoire du Festival International du Film d'Animation d'Annecy (Joris Clerté)
- Agora você já sabe mesmo (Bastiaan Schravendeel)
- Dirty Friday (Adrián Miguel)
- Cadaver (Jonah D. Ansell)
- A festival for Elephants (Alexer Demin)
- Der Besuch (Conrad Tambour)
- Frog in a Well (Joris Clerte)


Imagem do curta Agora você já sabe mesmo, retirado do site da produtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário