26 de jul. de 2012

Anima Mundi - parte 1

Ontem, quarta-feira, foi o primeiro dia do Anima Mundi SP, aproveitei e me inscrevi para os eventos chamados Master Class que, para quem não sabe, são algumas palestras mais voltadas para animadores, onde se fala normalmente mais sobre os aspectos técnicos e criativos da produção.

O primeiro Master Class foi o do animador americano PES.

Fresh Guacamole - um dos curtas novos do animador

Achei que estava bastante desorganizado o evento, obviamente tiveram os 30 minutos de atraso (era para começar as 10:00, sendo que recebemos um e-mail para chegar 10 minutos antes), mas o projetor era fraquíssimo, o tradutor não apareceu (a tradução teve de ser feita no "jeitinho brasileiro"), o ar-condicionado não ligava, chegando a incomodar o palestrante, e a localização era muito estranha (um mini auditório atrás da tenda principal que, para chegar, tínhamos de "sair" do evento e passar pelo "backstage").

Mas a apresentação valeu a pena, não tinha muita gente (me pergunto se foi pelo fato de ser as 10:00 da manhã de uma quarta-feira), mas PES falou extensamente sobre como começou a fazer curtas, mostrando inclusive alguns muito interessantes em live action que eu não conhecia.

Uma das coisas que ele disse que chamou atenção de muita gente foi que, quando perguntado se ele tinha feito algum curso de animação, ele disse que não, que era auto-ditada e, inclusive, não se considera um animador, para ele a animação é somente uma dentre tantas linguagens que ele tem ao seu dispor para conseguir produzir suas ideias.

Bacardi Limón - um dos comerciais feito (e odiado) por PES.

PES também não poupou o mercado publicitário, sempre que possível falava o quanto detesta trabalhar com agências, no tom de "é um mal necessário", já que são estas agências que acabam financiando seus projetos.

Também sempre presente em sua obra são as referências a Jan Svankmajer, que ele considera como um de seus maiores ídolos.

Por fim, PES anunciou também que esta trabalhando em um longa-metragem (ainda em fase de pré-produção, sem saber ao certo que técnica - CG, stop-motion... - vai usar) da série Garbage Pail Kids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário