6 de fev. de 2012

O Mágico



Assisti estes dias O Mágico (L'Illusionist), do mesmo diretor de As Bicicletas de Belleville Sylvain Chomet, e acho que demorei tanto tempo para ver este filme, lendo tantas críticas boas sobre ele e ouvindo as pessoas exaltarem o estilo e a narrativa do filme que fiquei um pouco decepcionado com o filme... caso clássico de criar expectativas demais.

Eu não acho que o filme é ruim, acho ele um filme bom, mas não chega a ser um marco como As Bicicletas de Belleville. A decadência dos artistas nesse filme é bem marcada, mas a narrativa parece que sofreu para conseguir passar essa ideia/impressão de forma fluída e que mantivesse o interesse na história.

Uma outra coisa que me incomodou (e isso é puramente pessoal) é a animação em si, o estilo de movimentação "a la Disney" parece exagerado demais e sem vida, porque é tanta movimentação secundária, squach & stretch, overlaping... que a atuação dos personagens, que deveria ser o principal, não consegue espaço.

O que eu gostei bastante foi o trabalho de layout; os cenários, composições e, principalmente, as cores são de um nível de detalhe e delicadeza que hoje em dia é cada vez mais raro. As cenas noturnas, com o brilho de janelas e portas de vidro projetado sobre o cenário são ilustrações que poderiam ser facilmente colocadas em um museu como uma obra de arte.

No final, tenho que reconhecer que ele é um bom filme, e acho que um dos grandes feitos dele seja o de mostrar que a animação de longa-metragens não precisa ser uma sequência infindável de piadas ou cenas de ação para vender bonecos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário