Não vejo problema algum com a história acima, exceto que ela se repete invariavelmente na vida de qualquer profissional do design e, neste caso do que vos fala, da animação, com "crianças" com o dobro ou mais da idade da do exemplo.
Digo isso porque estes dias recebi um e-mail pedindo um orçamento para uma animação 3D, as especificações: 4 vídeos de mais ou menos 1 minuto e meio, demonstrando a "utilização de um produto" e passando como referência um vídeo do youtube. E o cliente ainda queria um orçamento o mais breve possível. Diplomático passei um orçamento de mais ou menos o quanto sairia para fazer um curta metragem de 6 minutos com o melhor render, modelagem e animação... mais ou menos duvido que receba uma resposta. A falta de noção é impressionante, pois como você pode passar um orçamento com um tempo pouco definido e sem qualquer menção sobre qual o produto a ser modelado e quais as animações requeridas?! É mais ou menos como pedir para construir uma casa, falando que o terreno tem uns 500 metros quadrados e mostrar a casa do John Travolta como exemplo. Provavelmente esse cliente vai fazer o que tantos outros fazem (e se arrependem) e contar com o designer de maior portfolio de todos os tempos: o sobrinho.
Dollynho - um dos melhores exemplos de "sobrinhagens"
Respondendo ao e-mail lembrei-me de tantos outros que me fizeram evocar o primeiro exemplo, procurei nos e-mails antigos mas acredito que já o deletei, por medo de mau agouro, onde um cliente de 30 anos com "vasta experiência em produção audiovisual" me perguntava se eu gostaria de participar do seu incrível projeto de longa metragem fazendo efeitos e personagens 3D para inserção em live action com a única contrapartida de receber os créditos e uma "ajuda de custo". Um longa metragem. Personagens 3D e efeitos para eu fazer sozinho. E só por uma ajuda de custo? Sei...
Pior que conheço muita gente que acaba se enforcando com isso, aceitando projetos absurdos por preços irrisórios ou, pior ainda, só pelo crédito no trabalho, e acaba passando noites em claro e ainda ouvindo esporro de clientes que exigem algo que até a mãe deveria se envergonhar de pedir aos filhos.
Hahaha... Di Vasca neles! Radical, mas não deixa de ser muuuito hilário.
ResponderExcluirPode começar por aqui:
http://divasca.blogspot.com.br/2012/01/simplicidade-da-ilustracao.html
este para músicos:
http://divasca.blogspot.com.br/2012/01/relatos-de-uma-guerra-2.html
ou ainda estes clássicos:
http://divasca.blogspot.com.br/2011/08/mas-e-pra-igreja.html
http://divasca.blogspot.com.br/2011/11/um-amor-eterno.html
http://divasca.blogspot.com.br/2011/07/o-que-podemos-fazer-com-r10000.html
Sensacional, Mario!!!
ResponderExcluirEsse cara realmente é um gênio, preciso de lições de relações públicas com ele.